fbpx
<span class='p-name'>Veja o que você pode fazer para ter a água que consome</span>

Veja o que você pode fazer para ter a água que consome

Buscar soluções para manter o abastecimento hídrico é uma atitude que faz parte dos novos hábitos de consumo que as sociedades têm adotado, se pensarmos em alternativas sustentáveis. Poços artesianos proporcionam uma economia e uma mudança na maneira de ver, cuidar, reutilizar e preservar água.

Existem os poços artesianos e os semi-artesianos. O que diferencia um do outro é a inserção que há os que têm bombas de sucção dentro da lâmina de água, ou seja, ela é levada até a superfície (semi-artesianos) e os que a água sai naturalmente do reservatório (artesianos e jorrantes).

Para cumprir os processos que autorizam a perfuração de um terreno e ainda analisar o material geológico e hidrológico do local, você precisa contratar empresas cadastradas no CREA: Conselho Regional de Engenharia. O acesso a este tipo de informação é gratuito e simples.

A construção de cisternas, por exemplo, assim como o armazenamento de água em tanques para o reuso são super bem-vindos. O impacto da redução do consumo favorece muito pequenas e médias empresas, casas, condomínios, hotéis, restaurantes, comércios, fábricas, centros de produção, cooperativas, escolas, e etc.    

A cadeia de economia que a redução do desperdício da água incitam é tão definitiva quanto a dependência que temos dela, para a vida.

Para ter água potável, fazem parte as iniciativas coletivas, que promovem acesso a sistemas diferentes dos de abastecimento público. A água levada por veículos, poços coletivos, bicas, assim como construções privadas e regulamentadas pelas normas nas esferas municipais, estaduais e federais precisam ser pensadas continuamente. O foco precisa ser preservar recurso.

A gestão da água deve ser parte de uma agenda comunitária, já que é um ponto tão crucial para o abastecimento das famílias. Os poços artesianos e semi-artesianos representam um benefício direto a um número determinado de pessoas.

Lençol freático  

Proteger o lençol freático é a única maneira de ajudar a manter o ciclo natural da água fluindo. Os reservatórios de água subterrânea também alimentam os poços artesianos e por isso a legislação exige um planejamento de obra de perfuração minucioso, que cumpra todas as etapas e prazos.

Esse tipo de trabalho especializado ajuda a encontrar viabilidade econômica e uma visão clara do investimento que envolve água.

Soluções que ajudam a garantir abastecimento valorizam imóveis e fundamentalmente podem ser a única alternativa possível, em alguns casos. Criar um consumo responsável de água é mais do que estratégico e benéfico, pode representar a garantia de que haja alguma fonte de água disponível.

Conheça a área de cobertura da Poços do Brasil clicando aqui.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat