Os processos que permitem que se use legalmente a água de poços artesianos são regidos por leis. Essas normas dizem respeito à qualidade do recurso e protegem não só os reservatórios como a saúde das pessoas.
Por isso os processo de manutenção garantem não só abastecimento, mas o tempo de vida útil do poço.
Em resumo: a manutenção é que garante a qualidade da água que você utiliza no seu dia a dia.
Para preservar a pureza dessa água, a estrutura do poço deve ser cuidada periodicamente e a empresa especializada que realizou a perfuração do seu poço artesiano pode orientar de quanto em quanto tempo esse tipo de revisão da estrutura deve acontecer. O recomendado é que aconteça, no mínimo, de dois em dois anos.
Outro ponto é verificar as manutenções preventivas gerais, que também devem obedecer períodos programados mas que também podem ser demandas por um evento específico, como queda da vazão. Nesse caso, os equipamentos que estão submersos, por exemplo, também são avaliados e consertados para que a integridade de todo o sistema do poço seja mantida.
Níveis de água e vazão precisam ser verificados mais constantemente, por isso você deve consultar a empresa contratada para fazer a perfuração do poço e estabelecer um planejamento, em curtos períodos de tempo.
É importante entender que podem ocorrer diferenciações sazonais por inúmeros fatores, então os processos precisam ser acompanhados e medidos por especialistas que indiquem as melhores decisões, quando for necessário.
As empresas aptas a realizar este tipo de trabalho precisam estar cadastradas no CREA- Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. É gratuita a verificação desse dado junto ao órgão.
Quer garantir o abastecimento da água e a vida útil do seu poço? Fale conosco mandando mensagem aqui.