fbpx
<span class='p-name'>Como se faz um poço artesiano?</span>

Como se faz um poço artesiano?

A perfuração de poços artesianos só pode ser feita por empresas especializadas, que tenham expertise nos processos de pedido de licenças e outorga. Este primeiro ponto é importantíssimo, já que a gestão da água cabe aos órgãos competentes e a perfuração de poços é uma atividade complexa e específica, exigindo expertise e tecnologia de ponta.

O passo a passo de uma perfuração passa pela:

  • empresa registrada no CREA- Conselho Federal de Engenharia e Agronomia,

  • avaliação hidrogeológica,

  • perfuração,

  • ter todos os documentos junto com você,

  • monitorar os dados com inteligência,

  • planejar o uso do bem (água) e processos legais ao longo do tempo.

Dica: a consulta no CREA de cada estado é gratuita. Para ter segurança na hora de fechar o contrato, basta exigir a cópia do certificado de registro do prestador.

Dentro da análise das condições da água e o do solo, testes de volume e vazão fazem parte da etapa que vai definir a condução dos estudos para a perfuração.

A necessidade que se tem da água, assim como o projeto de execução vão sendo definidos paulatinamente. A captação e a disponibilidade também são verificadas com análises técnicas, por isso a experiência e a tecnologia são vitais em todos os processos.

Depois de obter os resultados, as licenças de perfuração e ourtogas de uso devem ser emitidas junto aos órgãos responsáveis. Dependendo da jurisdição (estado, município ou federação), o processo pode levar períodos de tempo maiores.

É preciso que os especialistas direcionem o planejamento e só depois da publicação no Diário Oficial as obras podem ser iniciadas. A Licença de Outorga de Uso, por exemplo, costuma ter validade de 5 anos, por isso a renovação deve ser programada para evitar o cancelamento da permissão.

Dica: É fundamental ter a lista de documentos em sua posse, e ela inclui:  

  1. Solicitação de Licença de Outorga de Uso;

  2. Licença de Perfuração;

  3. Relatório Final Construtivo do poço;

  4. Monitoramento dos Testes de Vazão;

  5. Análise de água, conforme portaria 2914;

  6. Mapa de Localização;

  7. Relatório Fotográfico;

  8. CNPJ;

  9. RG/CPF do representante legal;

  10. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Mantenha o monitoramento rigoroso do histórico de nível e vazão. Os detalhes dos parâmetros aplicados são exigência na maioria dos estados do Brasil e há como fazer os processo de forma manual e automática. Mantenha-se informado para acompanhar etapa por etapa junto à empresa especializada em perfuração.

Precisa de ajuda pra saber mais? Fale com a gente, mandando uma mensagem por aqui.  

Deixe uma resposta

WhatsApp chat